Orações São Tomás de Aquino



Oração de São Tomás de Aquino


Concedei-me, ó Deus onipotente e misericordioso, ardentemente desejar, prudentemente descobrir, verazmente conhecer e perfeitamente realizar o que for do vosso agrado.

Para louvor e glória do vosso nome, ordenai meu estado de vida e dai-me saber, poder e querer o que me pedis que faça.

E dai-me levá-lo a cabo como convém à salvação de minha alma.

Que o meu caminho até vós seja reto e seguro.

Que eu não sucumba na prosperidade nem na adversidade, a fim de não me ensoberbecer na primeira nem desesperar na segunda. Que na fortuna eu vos renda graças e na dificuldade mantenha a paciência.

Que eu de nada me alegre ou entristeça senão do que me leve a vós ou afaste de vós.

Que a ninguém deseje agradar nem tema aborrecer senão somente a vós.

Dai-me tudo fazer com caridade e o que não diz respeito ao vosso culto, reputá-lo como morto.

Dai-me praticar minhas ações, não por costume, mas referindo-as a vós com devoção.

Que por vós eu não dê valor às coisas transitórias, e me seja caro tudo o que vos diz respeito.

Que me compraza, mais do que tudo, todo trabalho que for para vós e me aborreça todo descanso que não seja em vós.

Dai-me, dulcíssimo Senhor, dirigir-vos meu coração frequente e ferventemente e, de alma contrita, emendar com firme propósito a minha fraqueza.

Fazei-me, ó Deus, humilde sem fingimento; alegre sem dissipação; grave sem depressão; maduro sem severidade; vivaz sem leviandade; veraz sem duplicidade; temente sem desespero; confiante sem presunção; casto sem corrupção; corrigir ao próximo sem indignação e edificá-lo por exemplo e palavra sem exageração; obediente sem contradição; paciente sem murmuração.

Dai-me, dulcíssimo Jesus, um coração desperto, para que nenhuma vã curiosidade o afaste de vós; imóvel, para que não ceda a nenhum afeto indigno; infatigável, para que não sucumba em nenhuma tribulação; livre, para que dele não se apodere nenhum prazer violento; e reto, para que não o faça desviar-se nenhuma má intenção.

Concedei-me, dulcíssimo Deus, inteligência para conhecer-vos; diligência para buscar-vos; sabedoria para encontrar-vos; bondade para agradar-vos; perseverança para esperar-vos doce e fielmente; confiança para alcançar-vos felizmente.

Fazei-me, pela penitência, suportar vossas penas; utilizar vossos benefícios nesta vida pela graça; e por fim, na pátria eterna, desfrutar de vossos gozos pela glória.

Vós, que com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém



Ladainha de São Tomás de Aquino


Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Cristo, ouça-nos.

Cristo, graciosamente nos ouça.


Deus o Pai do Céu, tende misericórdia de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende misericórdia de nós.

Deus o Espírito Santo, tende misericórdia de nós.

Santíssima Trindade, Um Deus, tende misericórdia de nós.


Santa Maria, orai por nós.

Mãe Gloriosa do Rei dos reis,

Santo Tomás de Aquino,

Digno filho da Rainha das Virgens,

São Tomás, o mais casto,

Santo Tomás, muito paciente,

Prodígio da ciência,

Silenciosamente eloquente,

Repreensão do ambicioso,

Amante daquela vida que está escondida com Cristo,

Flor perfumada no jardim de São Domingos,

Glória dos Frades Pregadores,

Iluminado do alto,

Anjo das Escolas,

Oráculo da Igreja,

Escriba incomparável do Homem-Deus,

Saciado com o odor de Seus perfumes,

Perfeito na escola de Sua Cruz,

Inebriado com o vinho forte de sua caridade,

Joia cintilante no armário do Senhor,

Modelo de obediência perfeita,

Dotado do verdadeiro espírito de santa pobreza,


Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo,

Poupe-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo,

Graciosamente ouve-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo,

Tenha misericórdia de nós.


Oh, quão bela é a geração casta com glória,

Pois a memória disso é imortal.

Porque é conhecido por Deus e pelo homem,

E triunfou coroado para sempre.


V. O que tenho no céu, ou o que desejo na terra!

R. Tu és o Deus do meu coração e a minha porção para sempre.


Oremos:


Ó Deus, que ordenou que o bendito São Tomás ilumine Tua Igreja, conceda que por meio de suas orações por ele possamos praticar o que ele ensinou, por meio de Cristo Nosso Senhor.

Amém.



Oração de São Tomás de Aquino para o estudo


Criador inefável, que, no meio dos tesouros da vossa Sabedoria,

elegestes três hierarquias de Anjos e as dispusestes numa ordem admirável acima dos Céus; que dispusestes com tanta beleza

as partes do universo,

Vós, a Quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria,

e o Princípio supereminente, dignai-Vos derramar sobre as trevas da minha inteligência um raio de vossa clareza.


Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci:

o pecado e a ignorância.

Vós, que tornais eloquente a língua das criancinhas, modelai a minha palavra e derramai nos meus lábios a graça de vossa bênção.


Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me,

o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação

e uma graça abundante de expressão.


Fortificai o meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim,

Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos.


Amém!