A SANTA QUE PERDOOU SEU MARIDO CRUEL – Santa Godoleva, 5 de julho

 


5 de Julho – Santa Godoleva, Virgem e Mártir do Matrimônio Sofrido
Mártir da pureza, modelo de esposa cristã e vítima inocente da malícia

Vida de Santa Godoleva
Santa Godoleva nasceu por volta do ano 1049 na região de Boulogne, na atual França, filha de nobres profundamente católicos. Desde pequena, era piedosa, obediente e já desejava consagrar-se inteiramente a Deus, desejando entrar num convento. No entanto, por obediência aos pais, aceitou o matrimônio arranjado com Bertoldo de Ghistelles, um senhor feudal da Flandres.
O casamento, realizado quando ela tinha apenas 18 anos, foi o início de um longo martírio silencioso. Bertoldo, homem rude e carnal, começou a maltratá-la já nos primeiros dias. Tomando antipatia da piedade da jovem esposa, afastou-a de todos os criados fiéis e permitiu que sogra e serviçais perversos a maltratassem. Godoleva era humilhada, presa, privada de alimentos e impedida de ir à igreja. Mesmo assim, nunca se rebelou. Respondeu às ofensas com paciência e às agressões com orações. Carregou a cruz matrimonial com heróica mansidão, oferecendo tudo pela conversão do esposo.
Tentando por fim enviá-la de volta aos pais, Bertoldo a expulsou injustamente e caluniou sua honra. Mas os pais, conhecendo a virtude da filha, aconselharam-na a aceitar o sofrimento em união com os sofrimentos de Cristo. Voltou então para o marido, decidida a continuar sua missão de esposa fiel.
Dois anos depois, Bertoldo, consumido pelo ódio, ordenou secretamente que dois de seus criados a estrangulassem enquanto dormia. A santa mártir foi sufocada com o próprio véu de oração. Morreu perdoando, aos 22 anos, em 5 de julho de 1070.

Acontecimentos místicos e milagres
Após sua morte, começaram a ocorrer muitos milagres junto ao túmulo da santa mártir, em especial curas de mulheres vítimas de violência, esposas em situações difíceis e pessoas com doenças nos olhos e garganta.
Três anos depois de sua morte, Santa Godoleva apareceu a Bertoldo em uma visão aterradora, revelando-lhe o pecado horrível de sua alma. Ele, então, arrependeu-se sinceramente, fez peregrinação a Roma em penitência e ao retornar ingressou como monge no mosteiro de Messines, onde viveu vida de austeridade até morrer santamente.
A fama de santidade de Godoleva espalhou-se por toda a Flandres. Foi oficialmente reconhecida como santa e mártir pelo povo cristão, e seu culto cresceu por séculos, especialmente entre as mulheres casadas e as vítimas de injustiças domésticas.

Exemplo para a Igreja Doméstica
“A mulher sábia edifica a sua casa; a insensata a destrói com as próprias mãos.” (Provérbios 14,1)
Santa Godoleva é farol para tantas esposas católicas que hoje sofrem em silêncio dentro de lares desfeitos pelo pecado. Em tempos de abandono moral, ela nos mostra que a vocação do matrimônio, mesmo em meio à cruz, pode tornar-se via de santificação. A Igreja Doméstica encontra na vida desta mártir da pureza o modelo de uma alma que jamais cedeu ao ódio nem ao desespero. Suportou, amou, perdoou — como Cristo na Cruz.
Os lares católicos devem ensinar seus filhos, desde cedo, a entender que o matrimônio é cruz, é sacrifício, e que só pode ser vivido com fé, oração e vida de graça. Santa Godoleva roga especialmente pelas esposas maltratadas e pelas famílias desfeitas, pedindo ao Coração de Jesus que restaure o amor nos corações feridos.

Oração
Ó Deus, que ornastes a santa virgem e mártir Godoleva com o dom da paciência heroica e da pureza inviolável, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de aceitar com humildade os sofrimentos permitidos por Vossa divina Providência. Fazei de nossas casas verdadeiros refúgios de paz, amor e santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

“O amor verdadeiro não se vinga, não grita, não desiste: ele ora.” – Santa Godoleva

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo