Encontro com São José - Orações

 


ENCONTRO COM SÃO JOSÉ - 2021



1 – Introdução


Irmãos e irmãs: hoje é dia de São José.


São José foi o pai escolhido por Deus para ser pai adotivo de Jesus. São José cuidou de Jesus e de Nossa Senhora – e da mesma forma cuida da Igreja e de cada um de nós que recorrermos à ele.


Por isso nós vamos rezar à São José pedindo por sua poderosa intercessão pelo nosso país, pelo nosso povo, e para que seja afastada de nós toda praga, toda doença e todo mal que o demônio quer abater sobre o povo brasileiro.


Antigamente na Europa as pessoas pediam a poderosa intercessão de São José quando estavam no meio de uma crise como essa,

e também se consagravam à São José para que eles e suas famílias fossem poupados da doença.


Por essa razão também nós vamos rezar e nos consagrar à São José pedindo sua proteção para nós, para nossas famílias e para o nosso país. E ele – que está ali pertinho de Deus – vai interceder por nós e pelo nosso país.



Assim nós vamos rezar o terço de São José, e as 7 dores e 7 alegrais de São José.

Depois vamos rezar uma oração poderosa de São José – que vem do século I e tem fama de nunca ter falhado, e por último faremos a nossa consagração à São José.




2 – Terço de São José



Sinal da Cruz


Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço de São José


Ofereço esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a minha luz, guia, proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo Nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro de Vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejo (pedir a graça). Advogai a minha causa, falai em meu favor, no céu e na terra, alegrai a minha alma, para honra e gloria de Jesus e Maria. Amém.

Orações do Terço de São José


- Creio

- Pai Nosso

- 3x Ave Maria

- Glória ao Pai


- 1ª Dezena


Primeiro Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


10x Oração: São José, valei-me!


Glória...



- 2ª Dezena


Segundo Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


10x Oração: São José, valei-me!


Glória…


- 3ª Dezena


Terceiro Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


10x Oração: São José, valei-me!


Glória...


- 4ª Dezena


Quarto Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


10x Oração: São José, valei-me!


Glória…



- 5ª Dezena


Quinto Mistério: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!


10x Oração: São José, valei-me!


Glória...



3 - Sete Dores e Alegrias de São José


- Primeira Dor de São José


Oh! Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim como foi grande a amargura de vosso coração na perplexidade de abandonardes vossa castíssima Esposa, assim foi inexplicável a vossa alegria, quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da encarnação.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, vos rogamos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma com a alegria de uma boa morte semelhante à vossa entre Jesus e Maria.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória



- Segunda Dor de São José


Oh! felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido para o cargo de pai adotivo do Verbo Humanado, a dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino, que se transformou em celeste júbilo ao escutardes a angélica melodia e ao verdes a glória daquela brilhantíssima noite.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, suplicamos a graça de nos alcançardes que depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e gozar os resplendores da glória celeste.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Terceira Dor de São José


Oh! obedientíssimo executor das divinas leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo, que na Circuncisão derramou o Redentor Menino vos transpassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, sendo arrancados de nós os vícios nesta vida, com o nome de Jesus no coração e na boca expiremos cheios de júbilo.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória



- Quarta Dor de São José


Oh! fidelíssimo Santo, que também tivestes parte nos mistérios de nossa redenção, glorioso São José, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria tinham de sofrer vos causou mortal angústia, também vos encheu de sumo gozo pela salvação e gloriosa ressurreição, que igualmente predisse, teria de resultar para inumeráveis almas.

Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, obtende-nos que sejamos aqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da Virgem Sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Quinta Dor de São José


Oh! vigilantíssimo guardião, íntimo familiar do Filho de Deus encarnado, glorioso São José, quanto penastes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga que com ele houvestes de fazer ao Egito!


Mas, qual não foi também vossa alegria terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra os ídolos do Egito.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, expelindo longe de nós o inferno tirano, especialmente com a fuga das ocasiões perigosas, sejam derrubados de nosso coração todos os ídolos de afetos terrenos e que inteiramente empregados no serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e felizmente morramos.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


- Sexta Dor de São José


Oh! anjo da terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso aos vossos mandatos, se a vossa consolação, ao reconduzi-lo do Egito, foi turbada pelo temor do Arquelau, sossegado pelo Anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e Maria.


Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, desocupado o nosso coração de vãos temores, gozemos paz de consciência, vivamos seguros com Jesus e Maria, e também entre eles morramos.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória



- Sétima Dor de São José


Oh! exemplar de toda santidade, glorioso São José, que perdestes sem culpa vossa o Menino Jesus, e para maior angústia houvestes de buscá-lo por três dias, até que com sumo júbilo gozastes do que era vossa vida, achando-o no templo entre os doutores.


Por esta vossa dor e esta vossa alegria, suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca nos suceda perdermos a Jesus por culpa grave, mas se por desgraça o perdermos, com tão contínua dor o procuremos, que o achemos favorável, especialmente a gozá-lo no céu e lá cantarmos convosco eternamente Suas divinas misericórdias.


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória


4 - LADAINHA A SÃO JOSÉ


Senhor, tende Piedade de nós.

Jesus Cristo, tende Piedade de nós.

Senhor, tende Piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai Celeste, que sois Deus, tende Piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do Mundo, tende Piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende Piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende Piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

São José,

Ilustre Descendente de Davi,

Luz dos Patriarcas,

Esposo da Mãe de Deus,

Guarda da Virgem Pura,

Pai Nutrício do Filho de Deus,

Insigne Defensor de Cristo,

Chefe da Sagrada Família,


José Justíssimo,

José Castíssimo,

José Prudentíssimo,

José Fortíssimo,

José Obedientíssimo,

José Fidelíssimo,


Espelho de paciência,

Amador da pobreza,

Modelo dos operários,

Honra da vida doméstica,

Guarda das virgens,

Amparo das famílias,

Alívio dos miseráveis,

Esperança dos enfermos,

Padroeiro dos moribundos,

Terror dos demônios,

Protetor da Santa Igreja,


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende Piedade de nós.


V: Ele constituiu-O Senhor da Sua Casa,

R: E O fez príncipe de todos os Seus bens.


Oremos:


Ó Deus, que por Inefável Providência Vos dignastes escolher a São José por Esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, nós Vos pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, o que veneramos na Terra como Protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém



5 – Oração Lembrai-Vos São José


Lembrai-vos, oh! puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido.


Com esta confiança, venho à vossa presença; a vós com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente. Amém.



6 - Antiga oração de São José, do século I, conhecida por nunca ter falhado


Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos.


Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.


Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.


São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.


7 - Consagração à São José



Oh! Glorioso Patriarca São José, eis-me aqui, prostrado de joelhos ante vossa presença, para pedir-vos vossa proteção.

Desde já vos elejo como meu pai, protetor e guia.

Sob vosso amparo ponho meu corpo e minha alma, propriedade, vida e saúde.


Aceitai-me como filho vosso.

Preservai-me de todos os perigos, ataques e laços do inimigo.

Assisti-me em todo momento e sobre tudo na hora de minha morte. Amém


___________________________________________________________________________

8 - CONSAGRAÇÃO DA FAMÍLIA A SÃO JOSÉ


Ó Glorioso São José, que por Deus fostes escolhido para cabeça e guarda da mais Santa entre as famílias, dignai-Vos lá do Céu ser, também, cabeça e guarda desta que aqui está prostrada diante de Vós e pede que a recebais sob o Manto do Vosso Patrocínio.

Nós, desde este momento, Vos escolhemos para Pai, Protetor, Conselheiro, Guia e Padroeiro e pomos debaixo da Vossa Guarda Especial a nossa alma, corpo e bens, quanto temos e somos, a vida e a morte.

Olhai-nos como Vossos filhos e coisa Vossa. Defendei-nos de todos os enganos de nossos inimigos visíveis e invisíveis. Assisti-nos em todos os tempos, em todas as necessidades, consolai-nos em todas as amarguras da vida, mas em especial, na agonia da morte. Dizei, em nosso favor, uma palavra Àquele Amável Redentor, que, em Menino, trouxestes em Vossos Braços, Àquela Virgem Gloriosa de quem fostes Amantíssimo Esposo. Alcançai-nos d’Eles Bênçãos que conheceis serem necessárias ao nosso verdadeiro bem e eterna salvação.

Numa palavra, ponde esta família no número das que amais e ela procurará, por meio de uma vida, verdadeiramente cristã, não se tornar indigna do Vosso Especial Patrocínio. Amém.



9 – Hino à São José

Vinde alegres cantemos


Vinde, alegres cantemos

A Deus demos louvor

A um Pai exaltemos

Sempre com mais fervor


São José, a vós nosso amor

Sede o nosso bom protetor

Aumentai o nosso fervor


São José triunfante

Vai a Glória gozar

E para sempre reinante

No Senhor repousar


São José, a vós nosso amor

Sede o nosso bom protetor

Aumentai o nosso fervor


Vós, esposo preclaro

Amantíssimo pai

Dos cristãos, firme amparo

Este canto aceitai

São José, a vós nosso amor

Sede o nosso bom protetor

Aumentai o nosso fervor


José, por um decreto

De Deus, o Criador

Desposastes, discreto

A Mãe do Salvador


São José, a vós nosso amor

Sede o nosso bom protetor

Aumentai o nosso fervor