ORAÇÕES À SANTA CLARA

 


 

Oração à Santa Clara


Santa Clara,

que seguistes de perto São Francisco,

na vida de pobreza

e no amor ao próximo e de Deus,

olhai carinhosa para o mundo de hoje,

tão necessitado de vossa proteção.


Ouvi o meu pedido

e concedei-me a graça que vos peço,

com fé e confiança.

Como verdadeiro necessitado,

rogo-vos que me alcanceis de Cristo

a saúde espiritual e corporal,

para mim e meus familiares.


Sobretudo, peço a vossa ajuda

para o problema que me aflige.....

(especificar o problema)


Atendei-me, Santa Clara,

pela força que tendes

junto a Deus e pela fé

que me faz buscar a vossa proteção.

Amem.

 

Ó amável Santa Clara, por teu amor à infância de Jesus.
Alcança-nos a proteção sobre nossa família;
Por teu amor à paixão de Jesus, alcança-nos força e coragem na provação.
Por teu amor à Igreja, alcança-nos a Fé, a Esperança e a Caridade.
Por teu Amor aos irmãos, alcança-nos a graça que vos pedimos...
Por teu amor a oração, alcança-nos o desejo de "Estar" com o Senhor.
Por teu amor à pobreza, alcança-nos desprender-nos dos vícios e pecados.
Por tua Santa Morte, alcança-nos também a nós,
uma vida e morte santas nas mãos da Virgem Maria.
Amém.


Ladainha a Santa Clara

Santa Clara, amiga e irmã de São Francisco,
Rogai por nós.
Santa Clara, que abranda o coração mais arisco,
Rogai por nós.
Santa Clara, protetora dos pobres e injustiçados,
Rogai por nós.
Santa Clara, que reflete a luz de Cristo ressuscitado,
Rogai por nós.
Santa Clara, defensora da natureza,
Rogai por nós.
Santa Clara, que cura nossa tibieza,
Rogai por nós.
Santa Clara, casta e boa irmã,
Rogai por nós.
Santa Clara, que clareia nossa manhã,
Rogai por nós.
Santa Clara, lua que ilumina a noite escura da alma,
Rogai por nós.
Santa Clara, humilde, simples e calma,
Rogai por nós.
Santa Clara, presente de Deus em qualquer momento,
Rogai por nós.
Santa Clara, devotíssima do Santíssimo Sacramento,
Rogai por nós.
Santa Clara, que se fez esposa do Espírito Santo,
Rogai por nós.
Santa Clara, que inspira minha oração e meu canto,
Rogai por nós.
Santa Clara, fiel à Palavra do Senhor,
Rogai por nós.
Santa Clara, que expulsa o inimigo do amor,
Rogai por nós.
Santa Clara, que converteu sua mãe e sua irmã,
Rogai por nós.
Santa Clara, que intercede pelo nosso amanhã,
Rogai por nós.
Santa Clara, padroeira da televisão,
Rogai por nós.
Santa Clara, que nos ensina fazer comunicação,
Rogai por nós.
Amém.


CONSAGRAÇÃO DE SANTA CLARA


Neste dia de Santa Clara vamos relembrar as palavras pronunciadas por Clara em sua consagração ao Senhor.

Depois da fuga noturna Clara ajoelhou-se diante do altar e disse palavras com grande peso de eternidade:

Senhor meu, abre teu cofre de ouro, que nele quero por meu coração. Nesta noite, estou acendendo a chama eterna, no turibulo do mundo. Quero que a chama continue agitando-se ao vento, mesmo depois que as estrelas se apagarem.

Meu Senhor eu te declaro senhor único de meus territórios.

Estende tuas asas de comando sobre os horizontes de meus mundos. Caminharei descalça, contigo que também vais descalço, até que se apaguem todas as tochas em cima das muralhas da história. Não conhecerei outra voz nem outro rosto. Nenhuma criatura se interponha entre nós dois, a não ser a espada da fidelidade.

Sou jovem. Conheço muito pouco da vida. Falaram-me de outonos. Eu sei que nos teus hemisférios não há outonos.

Disseram-me que o amor vive ameaçado de morte pelo vírus do tédio e da rotina.

Falaram-me até em deserção e desamor, coisas que nunca imaginara. Eu sei muito bem que, nas tuas torres, nunca se arria a bandeira da fidelidade, e que vais guardar cuidadosamente o tesouro da minha vida em teu cofre de ouro, até o cair de tarde.”


E estendendo os braços, acrescentou:

Meu Senhor Jesus Cristo, põe o teu selo sobre as minhas palavras e aceita com agrado a minha com agrado a minha consagração.”

 

Clara manteve-se extraordinariamente serena.

Francisco derramava lagrimas tranquilas e os irmãos soluçavam.


Benção de Santa Clara

O Senhor te abençoe e te proteja

faça resplandecer sobre a ti a sua face

e te dê a sua misericórdia.

Volte para ti o seu olhar

e te dê a paz.

Derrame sobre ti as suas

bênçãos e no céu te coloque

entre os seus Santos e Santas.

O Senhor esteja sempre contigo

e que tu estejas sempre com Ele, Amém