Orações à Santa Filomena

 


Orações a Santa Filomena


- TERÇO DE SANTA FILOMENA

O terço é feito com três contas brancas e treze vermelhas.


Início:

Sobre a medalha dizer o credo para pedir a graça da fé.


Nas contas brancas:

Três Pai-Nossos em honra das três Pessoas da Santíssima Trindade, em ação de graças para todos os favores obtidos por meio de sua intercessão.


Nas contas vermelhas:

Salve, Santa Filomena santa, a quem eu reconheço, depois de Maria, como minha protetora com o Esposo divino, intercedei por mim agora e na hora da minha morte.

Santa Filomena, filha amada de Jesus e de Maria, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.

 

Oração Final:

Salve, Oh! ilustre Santa Filomena, que tão corajosamente derramou seu sangue por Cristo! Eu bendigo ao Senhor por todas as graças que Ele vos agraciou durante a vossa vida, e especialmente na vossa morte. Louvo e glorifico pela honra e poder com o qual Ele tem vos coroado, e eu vos imploro por obter as graças de Deus que peço por vossa intercessão.


- Oração pedindo uma graça à Santa Filomena

Oh! gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a vossos pés para implorar-vos socorro para minhas necessidades que tanto me afligem, vós que sois tão poderosa junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada.

Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no céu e na terra. Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho de vos imitar pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.

Ajudai-me, pois, oh! grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça (Fazer o pedido...) e sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar contigo no céu por toda a eternidade.


- Ladainha de Santa Filomena


R. Senhor, tende piedade de nós.

V. Jesus Cristo, tende piedade de nós.

R. Jesus Cristo, tende piedade de nós.

V. Senhor, tende piedade de nós.

R. Senhor, tende piedade de nós.


V. Jesus Cristo, ouvi-nos.

R. Jesus Cristo, ouvi-nos.

V. Jesus Cristo, atendei-nos.

R. Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai dos Céus, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho Redentor do mundo, que sois Deus,

Espírito Santo, que sois Deus,

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,


Santa Maria, Rainha das Virgens, rogai por nós.

Santa Filomena, cheia de abundantes graças desde o berço,

Santa Filomena, fiel imitadora de Maria,

Santa Filomena, modelo das Virgens,

Santa Filomena, templo da perfeita humildade,

Santa Filomena, abrasada no zelo da glória de Deus,

Santa Filomena, vítima do amor de Jesus,

Santa Filomena, exemplo de força e de perseverança,

Santa Filomena, espelho das mais heroicas virtudes,

Santa Filomena, firme e intrépida em face dos tormentos,

Santa Filomena, flagelada como o vosso Divino Esposo,

Santa Filomena, que preferistes as humilhações da morte aos esplendores do trono,

Santa Filomena, que convertestes as testemunhas do vosso martírio,

Santa Filomena, que cansastes o furor dos algozes,

Santa Filomena, protetora dos inocentes,

Santa Filomena, padroeira da juventude,

Santa Filomena, asilo dos desgraçados,

Santa Filomena, saúde dos doentes e enfermos,

Santa Filomena, nova luz da Igreja peregrinante,

Santa Filomena, que confundia a impiedade do século,

Santa Filomena, cujo nome é glorioso no Céu e formidável para o inferno,

Santa Filomena, ilustre pelos mais esplêndidos milagres,

Santa Filomena, poderosa junto de Deus,

Santa Filomena, que reinais na glória,


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Filomena,

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos.

Nós Vos suplicamos, Senhor, que nos concedais o perdão dos nossos pecados pela intercessão de Santa Filomena, Virgem Mártir, que foi sempre agradável aos vossos olhos pela sua eminente castidade e exercício de todas as virtudes.

Santa Filomena, rogai por nós. (3 vezes)


- Oração de Súplica a Santa Filomena

Prostrado ante vossos pés, oh! grande e gloriosa Santa, venho apresentar minha fervorosa oração;

Acolhei benignamente e obtende-me as graças que me são necessarias.

Tenho um coração atribulado. Sinto fortes os golpes da dor, a desventura me oprime.

Recorro, pois, a vosso auxílio. Ajudai-me e olhai minha oração.

Santa Filomena, rogai por mim.

Glória ao Pai.

 

Fatigado e sem consolo, privado de esperança, sozinho e oprimido pelas tribulações, espero ser por Vós atendido.

Santa Filomena, rogai por mim.

Glória ao Pai.

 

Reconheço que foram meus grandes pecados a causa de tantas desventuras.

Obtende-me de Jesus o pedido e abrasai-me em seu santo amor.

Santa Filomena, rogai por mim.

 

Glória ao Pai.

Vê quantas graças me são necessárias e não me abandoneis.

Vós que sois tão poderosa junto a Deus afastai de mim a tristeza e a desolação, dai paz a minha alma, protegei-me dos perigos e livrai-me dos castigos do pecado;

Abençoai a minha casa, a minha família, a teus fiéis devotos e alcançai-me a graça que necessito (mencionar a graça).

Gloriosa Santa Filomena, não me abandones e rogai por mim.

Glória ao Pai.

Por vossos sofrimentos, alcançai-nos de Deus a Misericórdia. Amém.


- Consagração a Santa Filomena como padroeira particular – São João Maria Vianney

Ó gloriosa Santa Filomena, Virgem, Mártir, esposa de Cristo, glória da Igreja Católica, ilustre feitora de maravilhas.

Eu, vosso indigno servo e protegido, consagro-me neste dia por toda a minha vida ao vosso amor e à vossa devoção. Sim, eu vos amarei afetuosamente sempre, e, depois de Jesus, Maria e José, carregar-vos-ei em meus pensamentos, e falarei de vós a todos aos que poderei levar a vos amar e a devotarem-se a vós. Vós sereis, após Jesus, Maria e José, o objeto de minha afeição, minha alegria e minha consolação. A vós, como a uma íntima e querida amiga, manifestarei minhas alegrias; de vós, procurarei conselho para minhas dúvidas, e a vós recorrerei por conforto e auxílio em minhas provações e tristezas. Dignai-vos, ó gloriosa Santa, receber-me entre o número de vossos protegidos e amantes, e defender-me a todo o tempo. Ó minha doce Santa, querida Santa Filomena, eu ofereço e consagro meu coração a vós hoje. Desejo-vos todo bem e alegria, na medida em que possa eu também contribuir para vossa fortuita glória. Em contrapartida, perdoai-me por minha ousadia, querei-me bem para que possa ser estabelecida entre vós e eu uma corrente de afeição e amizade calorosa e eterna. Eu jamais vos esquecerei, minha doce advogada, e peço que vos lembreis de mim para que possa ser vosso companheiro pela eternidade no Paraíso. Amém