Orações São João Batista

 


 Orações São João Batista


Oração 1

São João Batista, voz que clama no deserto:

"Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias",

Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras:

"Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".

Amém!


Terço de São João Batista


- Na cruz e nas primeiras contas:

Credo, Pai Nosso, três Ave-Marias, Glória.


- Fazer o pedido pela intercessão de São João Batista


- Primeiro Mistério


No Primeiro Mistério contemplamos o Anúncio do nascimento de João Batista feito pelo Arcanjo Gabriel ao sacerdote Zacarias, pai de João. Zacarias e sua esposa Isabel eram de idade avançada e o milagre aconteceu (Lucas 1, 5-25)e o nascimento de São João Batista. (Lucas 1, 57-67)


Na conta grande:

Pai Nosso...


Nas dez contas pequenas reza-se:

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


Glória ao Pai...


- Segundo Mistério


No Segundo Mistério contemplamos a pregação de São João Batista anunciando a chegada do Salvador e pregando um batismo de arrependimento. (Lucas 3, 1-20)


- Terceiro Mistério


No Terceiro Mistério contemplamos o Batismo de Jesus, realizado por São João Batista. (Mateus 3, 13-17)


- Quarto Mistério


No Quarto Mistério contemplamos a prisão de São João Batista por denunciar o adultério e a vida corrupta de Herodes e Herodíades. (Mateus 14, 1-5)


- Quinto Mistério


No quinto Mistério contemplamos a morte de São João Batista, decapitado a mando de Herodes, vítima de um plano maligno armado por Herodíades. São João Batista foi um bem-aventurado de Jesus, perseguido por causa da justiça e da verdade. (Mateus 14, 6-12)


Ladainha de São João Batista

 

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Cristo tende piedade de nós!

Cristo tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!


São João Batista – Rogai por nós!

Nosso glorioso padroeiro – Rogai por nós!

Anunciado pelo anjo Gabriel – Rogai por nós!

Purificado do pecado – Intercedei por nós!

Consagrado desde antes do nascimento – Rogai por nós!

Cujo nascimento foi causa de alegria – Rogai por nós!

Repleto do Espírito Santo – Rogai por nós!

Maior entre os nascidos de mulher – Intercedei por nós!

Precursor do Salvador – Rogai por nós!

Preparador dos caminhos do Senhor – Rogai por nós!

Voz que clama no deserto – Rogai por nós!

Indicador do Cordeiro de Deus – Intercedei por nós!

Profeta do Altíssimo – Rogai por nós!

Profeta das Nações – Rogai por nós!

Profeta da Justiça – Rogai por nós!

Eras mais que um profeta – Intercedei por nós!

Testemunho da Luz – Rogai por nós!

Testemunho da Verdade – Rogai por nós!

Amante da penitência – Rogai por nós!

Indigno de desatar-lhe as sandálias – Intercedei por nós!

Anunciador do batismo definitivo – Rogai por nós!

Batizador do próprio autor do batismo – Rogai por nós!

Defensor da família e do matrimônio – Rogai por nós!

Santo mártir da justiça e da verdade – Intercedei por nós!

Sede-nos propício – Ouvi-nos Senhor.

Para que nos livreis de todo o mal – Ouvi-nos Senhor.

Para que nos livreis de todo o pecado – Ouvi-nos Senhor.

Para que nos livreis da morte eterna – Ouvi-nos Senhor.

Pela vossa encarnação – Ouvi-nos Senhor.

Pela vossa ressurreição – Ouvi-nos Senhor.

Pela efusão do Espírito Santo – Ouvi-nos Senhor.

Apesar de nossos pecados – Ouvi-nos Senhor.

Jesus Filho de Deus Vivo – Ouvi-nos Senhor.

Cristo, ouvi-nos

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

Cristo, atendei-nos

Rogai por nós, Bem-aventurado São João Batista,

para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oremos: Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

São João Batista, rogai por nós.


Oração 2


Ó glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de amá-Lo e servi-Lo com extremado afeto e dedicação até a morte.

Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção à Virgem Maria Santíssima, que, por amor de vós, foi com pressa à casa de vossa mãe, Santa Isabel, para serdes cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, tenho a certeza de que, amando até a morte a Jesus e Maria, salvarei minha alma e, no céu, convosco e com todos os anjos e santos, amarei e louvarei a Jesus e a Maria em eternas delícias e felicidade. Amém.

 

Ladainha da Humildade

 

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus manso e humilde de coração: ouvi-nos.

Jesus manso e humilde de coração: atendei-nos.

Jesus manso e humilde de coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser buscado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de honrado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus!


Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser esquecido, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser ridicularizado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser escarnecido, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser injuriado, livrai-me, Jesus!

Que os outros sejam mais amados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Que os outros sejam mais estimados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo! 2. Que os outros possam crescer na opinião do mundo e que eu possa diminuir – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Que aos outros seja concedida mais confiança no seu trabalho e que eu seja deixado de lado – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Que os outros sejam louvados e eu esquecido – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Que os outros possam ser preferidos a mim em tudo – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Que os outros possam ser mais santos do que eu, contanto que eu pelo menos me torne santo como puder – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por nós!

São José, protetor das almas humildes, rogai por nós!

São Miguel, que fostes o primeiro a lutar contra o orgulho e o primeiro a abatê-lo, rogai por nós!

Ó justos todos, santificados a partir do espírito de humildade, rogai por nós!

ORAÇÃO: Ó Deus, que, por meio do ensinamento e do exemplo do Vosso Filho Jesus, apresentastes a humildade como chave que abre os tesouros da graça (cf. Tg 4,6) e como início de todas as outras virtudes – caminho certo para o Céu – concedei-nos, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, a mais humilde e mais santa de todas as criaturas, aceitar agradecendo todas as humilhações que a Vossa Divina Providência nos oferecer. Por N. S. J. C. que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.