Carta de Santo Atanásio aos fiéis perseguidos pelos hereges


"Que Deus vos console. Soube que não somente vos entristece o meu exílio, mas também, sobretudo o fato de que os outros, ou seja, os arianos se apoderaram das Igrejas pela violência, e que vós fostes expulsos destes lugares. Eles possuem as Igrejas, em compensação vós possuís a tradição da Fé Apostólica. Eles, consolidados nestes lugares (nas Igrejas), estão na realidade fora da verdadeira Fé, enquanto vós que estais excluídos das Igrejas, permaneceis nessa Fé. Confrontemos, pois, o que é mais importante: O templo ou a Fé, e se tornará logo evidente que é mais importante a verdadeira Fé.

Portanto, quem perdeu mais ou quem possui mais, o que conserva um lugar ou o que conserva a Fé?

O lugar certamente é bom supondo-se que ali se pratique a Fé dos Apóstolos; é santo se ali habita o Santo. Vós sois os venturosos que pela Fé permaneceis dentro da Igreja, repousais nos fundamentos da Fé e gozais da totalidade da Fé que permanece intacta, sem confusão. Por tradição Apostólica (a Fé) chegou até vós, e muito frequentemente um ódio nefasto tem pretendido extirpá-la, mas sem resultado...

Portanto, nada prevalecerá jamais contra a vossa Fé, meus queridos irmãos, e se de um momento para o outro Deus vos devolver as Igrejas, será forçoso reconhecer que a Fé é mais importante do que os Templos.

E precisamente uma Fé tão viva supra para vós, por hora, a devolução das Igrejas (ocupadas pelos hereges).

De que lhes serve possuir as Igrejas?

Sim, efetivamente, eles as têm, mas isso aos olhos dos que se mantem fiéis a Deus indica que são culpáveis, porque transformaram em covil de ladrões ou casa de negócios ou lugar de disputas vãs o que antes era um lugar santo, de modo que agora lhes pertence o lugar onde antes nem lhes era lícito entrar.

Meus queridos, por haver escutado daqueles que chegaram até aqui, sei tudo isto e muitas coisas piores. Porém, repito, quanto maior é o empenho destes para dominar a Igreja, tanto mais estão fora dela. Creem estar dentro da verdade, mas na realidade estão excluídos dela, prisioneiros de outra coisa, enquanto a Igreja desolada, sofre a devastação destes supostos benfeitores".