ORAÇÕES DA FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE


Orações à Santíssima Trindade – para fiéis


1 – Depois da 1ª leitura

- Credo Atanasiano – Santo Atanásio


Antífona: Glória a Vós, Trindade igual, única Divindade, antes de todos os séculos, e agora e sempre.

Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade.

A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade.

Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.

O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.

O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.

E contudo não são três eternos, mas um só eterno.

Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.

Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.

E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.

Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.

E contudo não são três deuses, mas um só Deus.

Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.

Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.

O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém.

O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado.

O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.

Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.

E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade. Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.

Mas, para alcançar a salvação, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe. Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade;

menor que o Pai segundo a humanidade. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.

É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.

Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.

Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos. Subiu aos Céus e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar contas dos seus atos. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.

Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...


Antífona: Glória a Vós, Trindade igual, única Divindade, antes dos séculos, e agora e sempre.

Senhor, escutai a minha prece.

R/. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos: Ó Deus todo-poderoso e eterno, que com a luz da verdadeira fé destes aos vossos servos que conhecessem a glória da Trindade eterna e adorassem a Unidade no poder da vossa majestade: fazei, Vos suplicamos, que, pela firmeza dessa mesma fé, sejamos defendidos sempre de toda adversidade. Por Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém.


2 – Reflexão depois do Evangelho

Santíssima Trindade

Santo Afonso Maria de Ligório

Oração

† “Santo, Santo, Santo é o Senhor, Deus dos exércitos. A terra está cheia da vossa glória. Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo”, assim como foi no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos, Amém. (1)


(1) Indulgência de 100 dias; Indulgência plenária para quem rezar este Triságio durante um mês inteiro, contanto que se confesse e comungue.


3 – No lugar do terço mariano

 

ORAÇÃO TRISÁGIO ANGÉLICO À SANTÍSSIMA TRINDADE

O Papa Clemente XIV concedeu 100 dias de indulgência para cada dia que se reze: 100 mais três vezes no dia, nos domingos, na festa da Santíssima Trindade e durante a sua oitava, e Indulgência Plenária a quem o rezar todos os dias durante um mês, confessando e comungando no dia do mês que se escolher.


No ano 447, quando Theodósio Juntor era imperador do oriente, houve um violentíssimo terremoto, que abalou durante 6 meses todo seu império. Foi o maior de todos os abalos até então acontecidos, não só pela sua duração, como pelos espantosos estragos e enormes prejuízos causados em Constantinopla e em toda a famosa muralha de Chersoneso. Abriu-se a Terra em muitos pontos e ficaram sepultadas cidades inteiras, árvores enormes foram arrancadas, profundos abismos apareciam no lugar onde existiam montanhas. O mar também foi muito abalado e grandes ilhas foram inundadas. Os habitantes de Constantinopla, diante da calamidade, resolveram abandonar os povoados, o imperador Theodósio com sua família, o patriarca daquela igreja, São Proclo e Reunidos num lugar chamado “Campo” todos oravam com grandes clamores e súplicas, pedindo socorro para resolver aquela situação tão difícil. Um dia, entre oito e nove horas da manhã foi tão extraordinário o abalo, que a Terra sofreu que pouco faltou para causar os mesmos danos do dilúvio universal. Diante desses terríveis acontecimentos, ocorreu diante de todos, um grande prodígio. Um menino de poucos anos foi levado pelos ares, na presença de todos os que oravam no Campo. Todos viram o menino subir até perdê-lo de vista. Depois de algum tempo o menino desceu à Terra, milagrosamente, da mesma maneira, como tinha subido.

Na presença do imperador do Patriarca e da multidão espantada, contou o menino que sendo aceito nos coros celestes ouviu os anjos cantarem:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”

Em seguida o menino comunicou a todos o que tinha visto e ouvido nos céus, junto aos serafins e outros anjos. E, dizendo ele morreu em seguida.

São Proclo e o imperador mandaram que todos cantassem o sagrado cântico dos anjos, que o menino ouviu com fervor. Imediatamente acabou o terremoto e a Terra se acalmou. Assim nasceu a Oração do Triságio e o seu uso que o Concílio Geral Calcedonense autorizou a todos os fiéis como uma oração para invocar a Santíssima Trindade nos tempos de calamidade, de desesperos e de dificuldade. Também o Triságio foi aprovado por muitos Prelados da Igreja que ainda o enriqueceram, com o tesouro das indulgências. Os fiéis o aceitaram e foi necessário fazer muitas impressões do Triságio para atender a todos que o consideram como uma poderosa proteção. O Papa Clemente XIV concedeu 100 dias de Indulgência Plenária a quem o rezar todos os dias, durante um mês, confessando e comungando num dia que escolher durante o mês.

- sinal da cruz

Oferecimento

Rogamo-Vos, Senhor, pelo estado da Santa Igreja e Prelados dela; pela exaltação da fé católica, extirpação das heresias, paz e concórdia entre os príncipes cristãos, conversão de todos os infiéis, hereges e pecadores; pelos agonizantes e caminhantes, pelas benditas almas do purgatório e mais piedosos fins de nossa Santa Madre Igreja. Amém.

V. Bendita seja a santa e indivídua Trindade, agora e sempre por todos os séculos dos séculos.

R. Amém.

V. Abri, Senhor, meus lábios.

R. E a minha boca anunciará vossos louvores.

V. Meu Deus, em meu favor benigno atende.

R. Senhor, apressai-vos a socorrer-me.

V. Glória seja ao Eterno Pai.

Glória seja ao Eterno Filho.

Glória ao Espírito Santo.

R. Amém. Aleluia.

R. Louvor seja a Vós, Senhor, Rei da eterna glória.


Ato de Contrição

Amorosísimo Deus, trino e uno, Pai, Filho e Espírito Santo, em quem creio, em quem espero, a quem amo com todo o meu coração, corpo, alma, sentidos e potências; por serdes Vós meu Pai, meu Senhor e meu Deus, infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; pesa-me, Trindade Santíssima, pesa-me, Trindade misericordiosíssima, pesa-me, Trindade amabilíssima, de vos ter ofendido só por serdes Vós quem sois; proponho, e vos dou palavra, de nunca mais vos ofender e de morrer antes do que pecar; espero de vossa suma bondade e misericórdia infinita, que me perdoareis todos os meus pecados, e me dareis graças para perseverar num verdadeiro amor e cordialíssima devoção a vossa sempre amabilíssima Trindade. Amém.


HINO

Já se afasta o sol radioso,

Ó luz perene, ó Trindade,

Infunde em nós ardoroso

O fogo da caridade.

 

Na alvorada te louvamos

E na hora vespertina;

Concede-nos que o façamos

Também na glória divina.


Ao Pai, ao Filho e a Ti,

Espírito consolador,

Sem cessar como até aqui

Se dê eterno louvor. Amém.

 

ORAÇÃO AO PAI

Ó Pai Eterno, fora o prazer de vos possuir, eu não vejo mais do que tristeza e tormento, embora digam outra coisa os amadores da vaidade. Que me importa que diga o sensual que sua felicidade está em gozar de seus prazeres? Que me importa que diga também o ambicioso que seu maior contentamento é gozar de sua glória vã? Eu pela minha parte nunca cessarei de repetir com vossos Profetas e Apóstolos, que a minha suma felicidade, meu tesouro e minha glória é unir-me a meu Deus, e manter-me inviolavelmente unido a Ele.

1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, e 9 vezes:

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos exércitos, cheios estão os céus e a terra de vossa glória.

Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo.


ORAÇÃO AO FILHO

Ó Verdade eterna, fora da qual eu não vejo outra coisa senão enganos e mentiras. Oh! E como tudo me aborrece à vista de vossos suaves atrativos! Oh! Como me parecem mentirosos e asquerosos os discursos dos homens, em comparação das palavras da vida, com as quais Vós falais ao coração daqueles que vos escutam. Ah! Quando será a hora em que Vós me tratareis sem enigma e me falareis claramente no no seio de vossa glória? Oh! Que trato! Que beleza! Que luz!

1Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, e 9 vezes:

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos exércitos, cheios estão os céus e a terra de vossa glória.


ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Amor, ó Dom do Altíssimo, centro das doçuras e da felicidade do mesmo Deus; que atrativo para uma alma ver-se no abismo de vossa bondade e toda cheia de vossas inefáveis consolações! Ah! Prazeres enganadores! Como haveis de poder comparar-vos com a menor das doçuras que um Deus, quando quer, sabe derramar sobre uma alma fiel? Oh! Se uma só partícula delas é tão deliciosa, quanto mais será quando Vós as derramardes como uma torrente sem medida e sem reserva? Quando será isto, meu Deus, quando será?

1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, e 9 vezes:

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos exércitos, cheios estão os céus e a terra de vossa glória.


Antífona: A Vós, Deus Pai, a Vós, Filho Unigênito, a Vós, Espírito Santo, Paráclito, santa e indivídua Trindade, de todo coração Vos confessamos, louvamos e bendizemos. A Vós seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

V. Bendigamos ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Louvemo-lo e exaltemo-lo em todos os séculos.


Oremos

Senhor Deus uno e trino, dai-me continuamente vossa graça, vossa caridade e a vossa comunicação para que no tempo e na eternidade vos amemos e glorifiquemos. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo numa deidade por todos os séculos dos séculos. Amém.


4 – Orações depois da Comunhão Espiritual


- SÚPLICA À SANTÍSSIMA TRINDADE


V : Pai Eterno, Onipotente Deus! R: Que toda criatura vos ame e glorifique.

V : Verbo Divino, Imenso Deus! ...

V : Espírito Santo, Infinito Deus! ...

V : Santíssima Trindade e um só Deus Verdadeiro!...

V : Rei dos Céus, Imortal e Invisível!...

V : Criador, conservador e governador de todo o criado!...

V : Vida nossa, em Quem, por Quem, de Quem e por Quem vivemos!...

V : Vida Divina e uma em três pessoas!...

V : Céu divino de excelsitude majestosa!...

V : Céu Supremo do céu, oculto aos homens!...

V : Sol Divino e incriado!...

V : Círculo perfeitíssimo de capacidade infinita!...

V : Alimento Divino dos anjos!...

V : Belo íris, arco de clemência!...

V : Astro primeiro e Trino, que iluminais o mundo!...


V : De todo o mal de alma e Corpo! R: Livrai-nos, Trino Senhor!

V : De todo pecado e ocasião de culpa! ...

V : De Vossa ira e indignação! ...

V : Da morte repentina e improvisa! ...

V : Das insídias e assaltos do demônio! ...

V : Do espírito de desonestidade e das suas sugestões! ...

V : Da concupiscência da carne! ...

V : De toda ira, ódio e má vontade! ...

V : Das pragas da peste, fome, guerra e terremoto! ...

V : Dos inimigos do fé católica! ...

V : De nossos inimigos e suas maquinações! ...

V : Da morte eterna! ...

V : Por Vossa Unidade em Trindade e Trindade em Unidade! ...

V : Pela igualdade essencial de vossas pessoas! ...

V : Pela sublimidade do mistério de vossa Trindade! ...

V : Pelo inefável nome da Vossa Trindade! ...

V : Pelo portentoso de Vosso nome, Uno e Trino! ...

V : Pelo muito que vos agradam as almas que são devotas de Vossa Santíssima Trindade! ...


V : Pelo grande amor com que livrais dos males aos povos onde há algum devoto de Vossa Trindade Amável! ...

V : Pela virtude divina, que nos devotos de vossa Trindade santíssima, reconhecem os demônios contra si mesmos! ...

V : Nós pecadores! R: Rogamo-Vos, ouvi-nos!

V : Que saibamos resistir ao demônio com as armas da devoção à Vossa Trindade! ...

V : Que embelezeis cada dia mais, com as cores da Vossa graça, Vossa imagem que está em nossas almas! ...

V : Que todos os fiéis se esmerem em ser muito devotos de Vossa Santíssima Trindade ! ...

V : Que todos alcancemos as muitas felicidades que estão vinculadas para os devotos dessa Vossa Trindade adorável! ...

V : Que ao confessarmos os mistérios de Vossa Trindade, se desfaçam os erros dos infiéis! ...

V : Que todas as almas do purgatório gozem muito refrigério em virtude do Mistério de Vossa Trindade! ...

V : Que Vos digneis ouvir-nos pela Vossa piedade! ...

V : Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, livrai-nos, Senhor, de todo mal!


- Oferecimentos à Santíssima Trindade

1. Ó beatíssima Trindade, eu vos prometo que com todo esforço e empenho hei de procurar salvar minha alma, visto como Vós a criastes à vossa imagem e semelhança e para o céu. E também por amor Vosso procurarei salvar as almas de meu próximo.

2. Para salvar minha alma e dar-vos glória e louvor, sei que hei de guardar a divina lei; eu empenho minha palavra de a guardar como a menina de meus olhos e procurar, outrossim, que os outros a guardem.

3. Aqui na terra hei de exercitar-me em louvar-Vos e espero fazê-lo depois com maior perfeição no céu; e por isso com frequência rezarei o triságio e o verso: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”. E procurarei, além disso, que os outros Vos louvem. Amém.


CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE

Pai Eterno, Santíssima Trindade, me consagro à Vós hoje,

consagro a minha família, consagro a minha casa,

consagro a minha igreja doméstica, consagro toda a minha inteligência e minha vida, à serviço da missão que o Senhor tem para mim.

Sede minha proteção, meu refúgio e minha força, amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

como era no princípio, agora e sempre, amém.


Consagração do lar e da família à Santíssima Trindade

Bendize, ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, esta casa que te consagramos e que colocamos sob a Tua augusta força.

Abençoe e faça com que a saúde, a graça e a abundância prevaleçam nele para todos os seus habitantes. Dissipe a amargura com o Seu poder e dê paz e tranquilidade às nossas almas.

Designe um anjo para guardar nossa casa e ser o guardião de nossa porta, para que o espírito do mal não entre em nosso recinto.

Conceda descanso eterno às almas de nossos parentes que, por Tua Vontade, abandonaram sua posição nesta casa.

Abençoe os presentes e os ausentes, e nos dê toda a graça de viver em paz, para nos preparar para a alegria de sua presença celestial. Santíssima Trindade, abençoe-nos e ajude-nos em todas as nossas necessidades, proteja-nos e proteja-nos sempre e em todo lugar, amém.

Glória ao Pai…