A HORA TREMENDA - Prepare-se para o inevitável

Quando nossa alma se separar do corpo, o que aqui no mundo chamam de morte, todos nós compareceremos ante o Tribunal Divino e seremos julgados. Todos estaremos diante do trono de nosso Senhor Jesus Cristo! 

Que dia aquele e que hora tremenda a da sentença! Estaremos em face de duas eternidades: Céu ou Inferno! 

Depois da morte o Juízo. Daremos contas severas a Deus de tudo. Nossa vida inteira se passou na presença do Senhor que tudo sabe e penetra até os nossos mais secretos pensamentos.

Cada dia, cada instante a Justiça de Deus registrou nossas ações. Cada momento de nossa existência, cada respiração, cada batida de nosso pulso, cada manifestação de nosso pensamento tem consequências eternas. E toda esta história sem igual nos será apresentada um dia.

Sim, toda a nossa vida, e até as nossas mais secretas intenções irão ao Tribunal de Deus, no dia e na hora em que nossa alma se separar deste corpo de morte. 

Quem é o Juiz? Deus Santo, a Santidade em essência, Deus que tudo sabe e tudo vê, Deus que num instante nos apresenta toda a nossa vida, com seus pecados e misérias, bem como as boas obras que fizemos ou deixamos de fazer. Daremos conta também do abuso da Graça e dos pecados de omissão.

Meu Deus! Meu Deus! Que tremendo Juízo nos está reservado! Que responsabilidade a do cristão em face da morte! Não é a morte apenas um estúpido aniquilamento? Não será apenas uma podridão de vermes numa sepultura, e nada mais além disto. Não é a morte o fim de tudo.

A morte é a porta da eternidade, e ela nos lança, despojados de tudo, sozinhos, com o peso de nossos pecados ou de nossas boas obras, na face do Senhor, do Juiz eterno dos vivos e dos mortos para sermos julgados. Já meditamos seriamente nisto? Já pesamos a tremenda responsabilidade da vida? Entretanto, como se procede tão levianamente em face da morte! Que insensatos são os homens quando nem querem pensar na morte, e procuram se iludir para melhor viveram no pecado!

Daremos contas a Deus de nossa vida. Exame rigoroso de tudo… até “de uma palavra ociosa”, diz Nosso Senhor no Evangelho. 

E depois? Virá a sentença. Duas eternidades: céu e inferno! Acreditam? Tanto melhor! Não acreditam? — Pois não deixará de existir o inferno, nem o céu deixará de ser a mais consoladora das realidades por que alguns materialistas ou cristãos degenerados não querem crer. Iremos para a casa da nossa eternidade! Iremos, sim, mais cedo ou mais tarde. 

Estamos preparados? Preparados para o Juízo? Então seremos salvos pela Divina Misericórdia se a morte não nos encontrou no pecado e na inimizade de Deus. Somos porém bem puros para comparecermos diante de Deus e entrarmos na vida eterna? Ai! Quanta miséria e fragilidade! E fizemos tão pouca penitência, neste mundo, dos nossos pecados! Resta-nos o purgatório. Para lá iremos quase todos, iremos nos purificar, antes da recompensa eterna. Poderíamos dizer em geral: depois do Juízo… o Purgatório pra uns – e para outros o inferno.

Por isso pense nos Novíssimos do Homem todos os dias: você vai morrer, vai ser julgado - e vai para o Céu, para o Purgatório ou para o inferno.

Pense se o pecado que você está prestes a fazer realmente vale o sofrimento depois no Purgatório – ou, pior ainda, a condenação eterna no inferno.

Prepare-se para a morte desde já. Combata o pecado em você mesmo; faça penitência pelos seus pecados passados buscando pagar e apagar as penas que te aguardam na hora do Julgamento; invista na oração, virtudes e obras de misericórdia.

Rezar pelas Almas é obra de misericórdia que traz grandes méritos para sua salvação.

Na Paróquia Sagrada Face de Tours rezamos o Terço das Almas do Purgartório toda 2ª feira. Esse Terço pode ser rezado todos os dias.

Para receber indulgência por uma Alma do Purgatório – ou pelas Almas abandonadas - faça uma visita ao cemitério em qualquer dia da semana.

Reze 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória pelas Almas; e depois reze  1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória nas intenções do Santo Padre, São Bento XVI.

Acesse o link, ou clique no vídeo abaixo, e reze com a gente:

https://youtu.be/Bx7IH7GONCc

(Mons. Ascânio e Prof. Emílio)