COMO SER PERFEITO, COMO MANDOU JESUS ?

 


No Sermão da Montanha o Senhor nos mandou:

- Sede perfeito como Vosso Pai que está no céu é perfeito.

Como sermos perfeitos? E ainda sermos perfeitos como Deus? Sendo miseráveis como somos, pecadores e infiéis ao Senhor que nos dá tudo, sem merecermos nada, parece impossível. 

Mas Jesus mesmo nos ensina como fazer isso. Ele diz:

- Se alguém quiser me seguir renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

Esse Mandamento do Senhor é tão profundo e parece tão impossível.

Vejamos então o que Ele nos quis ensinar com essa frase, e porque a disse assim. Se observarmos de perto veremos que a frase de Jesus esconde 4 passos para nossa perfeição – e para nossa salvação:

1°: em querer tornar-se santo: “Se alguém quiser vir após mim”;

2°: em abster-se: “renuncie a si mesmo”;

3°: em sofrer: “carregar sua cruz”;

4°: em agir: “siga-me”

Então para ser perfeito primeiro é preciso Querer tornar-se Santo:

“Se Alguém Quiser Vir Após Mim”


A) “Se alguém...”

Se alguém, alguém, e não alguns, para marcar o pequeno número dos eleitos que se querem tornar conformes a Jesus Cristo crucificado, carregando a cruz. É tão pequeno esse número, tão pequeno, que se o soubéssemos ficaríamos pasmados de dor.

É tão pequeno que não há apenas um em cada dez mil, como foi revelado a vários santos, - entre outros a São Simeão Estilita, segundo narra o santo abade Nilo, bem como Santo Efrem, São Basílio e alguns outros. É tão pequeno que, se Deus quisesse reuni-los, gritar-lhes-ia, como se outrora pela boca do profeta: reuni-vos de um a um, um desta província, outro deste reino...


B) Se alguém quiser...

Se alguém tiver vontade verdadeira, firme e determinada, não pela natureza, o costume, o amor próprio, o interesse ou o respeito humano, mas, por uma graça toda virtuosa do Espírito Santo, que não se dá a todos. 

O conhecimento do mistério da Cruz, na prática, só é dado a poucas pessoas. Para um homem subir ao Calvário e aí se deixar pregar na Cruz com Jesus, em sua própria pátria, é preciso que seja um bravo, um herói, um determinado elevado em Deus, que despreze o mundo e o inferno, seu corpo e sua vontade própria; um determinado a deixar tudo, a tudo empreender e a tudo sofrer por Jesus Cristo.

Saibam, queridos Amigos da Cruz, que aqueles dentre vós que não têm esta determinação, andam com um pé só, voam com uma só asa e não são dignos de estar no meio de vós, porque não são dignos de ser chamados Amigos da Cruz, que devemos amar, com Jesus Cristo. Basta uma meia vontade, neste caso, para por, como uma ovelha preta, o rebanho a perder. Se em vosso aprisco já existe uma delas, entrada pela porta má do mundo, em nome de Jesus Cristo crucificado expulsai-a como a um lobo que estivesse entre os cordeiros!


C) ... Vir após mim

Se alguém quiser vir após mim, - que tanto me humilhei e aniquilei, que me tornei mais semelhante a um verme que a um homem; após mim, que só vim ao mundo para abraçar a Cruz, para colocá-la no centro de meu coração; para amá-la desde a minha juventude; para suspirar por ela durante a minha vida; para carregá-la com alegria, preferindo-a a todas as alegrias do céu e da terra; e que, enfim, só me contentei quando morri em seu divino abraço.

(continua no próximo artigo)

Santo Afonso

Prof. Emílio