COMO AS FLORES SALVARAM UMA ALMA


O Santo Cura d’Ars, São João Batista Vianney, era um devoto fervoroso das santas almas do purgatório… Pedira a Deus a graça de sofrer muito. Os sofrimentos do dia, oferecia-os pela conversão dos pecadores, e os da noite, pelas almas do purgatório.

E como sofreu! Que noites terríveis de agonias e aflições e tentações espantosas do diabo não passara o Santo durante os longos anos da paróquia de Ars!

A um padre que lhe perguntara a opinião sobre o poder das almas do purgatório em nosso favor, respondeu:

— “SE soubéssemos como é grande o poder das boas almas do purgatório sobre o Coração de Jesus e si soubéssemos também quantas graças poderíamos obter por intercessão delas, é certo, não seriam tão esquecidas”

Nos seus catecismos célebres o Santo narrava tocantes e belos exemplos sobre a eficácia e o poder da devoção às santas almas do purgatório. Nosso Senhor lhe concedeu extraordinárias graças para conhecer muitas vezes os mistérios do purgatório.

No processo da Canonização atestaram os que o conheceram:

— A devoção às almas do purgatório foi uma das suas mais fervorosas. Se havia duas Missas a celebrar, uma pelos doentes, outra pelas almas, preferia a das almas

Muitas vezes lhe pediam orações por uma ou outra alma e o santo respondia:

— Sim, rezarei por ela. Está no purgatório por um tempo indeterminado…

Ou então:

— Ela já foi para o céu! Não tem necessidade mais de sufrágio

Diz o ilustrado Mons. Trochu, autor de “Les intuitions du Curé d’Ars, que “o purgatório é um lugar onde o Cura d’Ars sabia o que se passava. Conhecia ele a sorte dos defuntos, teve intuições muito grandes do que se passa além-túmulo”.

Uma senhora foi se confessar ao Santo, em Ars. Depois da confissão, disse-lhe ele:

— “Minha filha, agradeça à prima que a trouxe ao confessionário, porque sem isto a senhora estaria no inferno”. E depois de lhe indicar as causas do perigo da condenação, lhe disse muito grave: e depois, minha filha, que ingratidão! Há dez anos que seu pobre pai está sofrendo no purgatório e não mandaram dizer uma só Missa para o libertar!”

Uma senhora piedosa tinha um esposo indiferente em religião, mas não obstante homem bom e honesto. Um dia, vítima de um colapso cardíaco, veio a falecer se nenhum sinal de arrependimento. A pobre esposa, desolada, não tinha consolo. Julgava perdida a alma do esposo. Assim ficou num horrível martírio e sem consolo durante meses. Foi até Ars. O Santo, ao vê-la, foi logo dizendo:

— “Minha senhora, já se esqueceu dos ramalhetes de flores que ofereciam à Santíssima Virgem?”

A pobre senhora lembrou-se de que realmente ela o e esposo durante muito tempo sempre ofereciam a uma imagem da Virgem uns ramalhetes de flores.

— Minha filha, Deus teve piedade daquele que honrava tanto a sua Mãe. No momento da morte seu marido teve um grande arrependimento. Sua alma está no purgatório. Com orações e boas obras poderá libertá-lo

Foi um alívio para o coração da pobre viúva, que melhorou de saúde e adquiriu a paz da alma.

Rezar pelas Almas é obra de caridade que traz grandes méritos para sua salvação.

Na Paróquia Sagrada Face de Tours rezamos o Terço das Almas do Purgartório toda 2ª feira. Esse Terço pode ser rezado todos os dias.


Para receber indulgência por uma Alma do Purgatório – ou pelas Almas abandonadas - faça uma visita ao cemitério em qualquer dia da semana.

Reze 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória pelas Almas; e depois reze  1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória nas intenções do Santo Padre, São Bento XVI.


Acesse o link e reze com a gente:

https://youtu.be/Bx7IH7GONCc