ELA DEIXOU TUDO POR CAUSA DE UMA JÓIA


Grande pecadora convertida e que se tornara uma devota fervorosa de Maria e do seu Rosário, foi Eva Lavallière, a grande artista que deixando as glórias, o luxo e o teatro se recolhera na humildade e no silêncio para fazer penitência dos seus pecados, o Terço foi a sua joia querida.

Nossa Senhora de Lourdes a arrebatava. Que doces colóquios de amor com a Mãe e refúgio dos pecadores, junto à gruta de Massabielle! — Dizia ela a Maria:

    “Sede minha Mãe, ó Mãe de Deus, sede a Mãe da mais miserável criatura! Vós sois ó Maria, a obra prima de Deus, e eu a vergonha e o rebotalho. Aqui está o infinitamente baixo que se dirige a vós, ó Rainha de toda pureza e de toda beleza”

Eva Lavalliére, a grande e genial artista que deixando o teatro se fez humilde e pobre terceira Franciscana, vivendo na oração e na penitência, era uma devota fervorosa do Terço de Nossa Senhora.

No retiro em que vivia traçou estas linhas sobre as coisas mais belas e queridas da sua vida:

Meu nome preferido: — Jesus
 Minha flor predileta: — o espinho da coroa
 Meu perfume querido: — o incenso
 Meu “esporte” preferido: — a genuflexão
 Minha pátria: — o Céu
 Meu diretor: — o Espírito Santo
 Meu livro: — o Evangelho
 Minha joia querida: — o Terço!

E até a sua morte edificante a feliz pecadora arrependida jamais deixara a sua joia.

Sim, o Terço é nossa joia, nossa riqueza. Como devemos amá-lo! Joia do Céu, riqueza do cristão.

    — O Rosário, diz o Beato Alano da Rocha, é uma coroa de glórias e diamantes que são os méritos, e de ouro da caridade. “Cada vez que o rezo coroo a Virgem.”

Tocante pensamento!

Eis a riqueza do cristão! Se soubéssemos o que o Rosário nos pode alcançar do Céu, não seriamos tão descuidados em passar tantos dias sem o rezar. Para nos dar a entender o tesouro do Rosário, Nossa Senhora, em Lourdes e em Fátima, nas maravilhosas aparições, o traz sempre nas mãos. E o Rosário da Virgem, dizia Bernadete, era brilhante e belo.

Rico e belo Rosário trazia a Virgem em Fátima. Ela nos quer dizer: o Rosário é uma joia, um tesouro!
 Façamos como Eva Lavallière: seja o Terço nossa mais querida e bela joia!