O QUE SÃO OS 7 SALMOS PENITENCIAIS ?

 

 Os 7 Salmos Penitenciais são salmos rezados para expressar seu arrependimento e buscar o perdão de Deus.

Nesses Salmos confessamos e admitimos nossas faltas e nossos pecados contra Deus que tanto nos ama.

O Salmos Penitenciais ajudam na Contrição Perfeita - que como ensina o Concílio de Trento nos fornece o perdão de nossos pecados.

Os 7 Salmos Penitenciais são muito rezados na Quaresma - mas podem ser rezados em qualquer época do ano quando buscamos o perdão de Deus.

Os 7 Salmos Penitenciais são: 6, 31, 37, 50, 101, 129 e 142

Reze agora os 7 Salmos Penitenciais, retirados da Bíblia do século 18, fiel à Vulgata em latim, traduzida para o Português pelo Padre Antônio Figueiredo. O livro de Salmos da Bíblia do século 18 se encontra na Loja Sagrada Face. Clique aqui.

SALMO 6

Oprimido de uma grave doença, reconhece Davi a mão de Deus, e chora seus pecados.

1 Para o fim. Cânticos em oitava. Salmo de Davi.
2 Senhor, não me repreendas no teu furor, nem me castigues na tua ira.
3 Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sarai-me, Senhor, porque o temor me penetrou até o interior dos ossos.
4 E a minha alma em extremo se turbou; mas tu, Senhor, até quando te deterás?
5 Volta-te para mim, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por amor da tua misericórdia.
6 Porque na morte não há quem se lembre de ti, e do inferno quem te louvará?
7 Eu cansei à força dos meus gemidos; lavarei todas as noites o meu leito; regarei com minhas lágrimas o estrado em que durmo.
8 O meu olho está perturbado pela fúria; eu envelheço entre todos os meus inimigos.
9 Apartai-vos de mim todos vós, os que obrais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz das minhas lágrimas.
10 O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou as minhas orações.
11 Envergonhem-se, e fiquem cheios de turbação todos os meus inimigos; eles se retirem prontamente, e sejam cobertos de confusão.

SALMO 31

Davi enfermo, e pedindo perdão a Deus, lhe dá graças pela remissão de
seus pecados; e instruído por Deus, se converte a uma melhor vida.

1 Ao mesmo Davi o entendimento. Bem aventurados aqueles, a quem foram perdoadas as suas iniquidades, e cujos pecados foram cobertos.
2 Bem aventurado o homem, a quem o Senhor não imputou o pecado, e que não há dolo em seu espírito.
3 Porque eu guardei silêncio, meus ossos envelheceram enquanto eu chorava o dia todo.
4 Porque a tua mão se fez pesada sobre mim de dia e de noite; eu me voltei para ti na minha aflição, enquanto um espinho se cravava em mim.
5 Eu te manifestei o meu pecado, e não ocultei a minha injustiça. Eu disse: Confessarei ao Senhor contra mim mesmo a minha injustiça; e
tu me perdoaste a impiedade do meu pecado.
6 Por esta razão fará todo o santo oração a ti no tempo favorável.
7 Pelo que quando as grandes águas inundarem, estas não se chegarão a ele.
8 Tu és o meu refúgio na tribulação, de que estou cercado. Livra-me dos que me cercam, tu, que és a minha alegria.
9 “Eu te darei entendimento - me dizes - e te instruirei neste caminho, por onde tu deves andar; eu colocarei os meus olhos sobre ti”.
10 Não vos façais como o cavalo, e a mula, que não tem inteligência. Aperta com a rédea, e com o freio os queixos daqueles, que não se chegam para ti.
11 Muitos flagelos espera o pecador; mas o que espera no Senhor, esse será todo rodeado da sua misericórdia.
12 Alegrai-vos, justos, e transportai-vos de júbilo no Senhor; publicai em cânticos a sua glória, vós os que tendes o coração reto.

SALMO 37

Na revolta de Absalão, e na manifesta perfídia dos seus, reconhece Davi a divina vingança; confessa-se pecador, e recorre à divina misericórdia.

1 Salmo de Davi, em memória do sábado.
2 Senhor, não me acuses no teu furor, nem me castigues na tua ira.
3 Porque eu fui traspassado das tuas setas, e tu agravaste a tua mão sobre mim.
4 Nada é são na minha carne diante da tua ira; não há paz nos meus ossos, à vista dos meus pecados.
5 Porque as minhas iniquidades se elevaram por cima da minha cabeça; e elas carregaram sobre mim, como um peso insuportável.
6 As minhas chagas estão podres e corrompidas, por causa da minha estupidez.
7 Eu me tornei miserável, e todo encurvado; todo o dia andava oprimido de tristeza.
8 Porque os meus rins se encheram de ilusões; e não há parte alguma sã na minha carne.
9 Fui aflito, e caí na última humilhação; e o gemido do meu coração me fazia rugir.
10 Senhor, todo o meu desejo está exposto aos teus olhos; e o meu gemido não te é oculto.
11 O meu coração está em tremuras; faltou-me a minha força; e  mesmo o lume dos meus olhos não está comigo.
12 Os meus amigos, e os meus próximos se levantaram, e se declararam contra mim; e os que estavam ao pé de mim, se puseram de longe.
13 Os que buscavam tirar-me a vida, usavam de violência; e os que procuravam consumir-me de males, entretinham-se em práticas cheias
de vaidade, e todo o dia maquinando enganos.
14 Porém eu, como se fosse surdo, não lhes dava ouvidos; e como se fosse mudo, não abria a minha boca.
15 Eu me fiz como um homem que não ouve, e que não tem na sua boca nada que replicar.
16 Porque eu esperei em ti, Senhor: tu me ouvirás, Senhor Deus meu.
17 Porque eu te pedi, que os meus inimigos não tenham o gosto de triunfar sobre mim; eles, que tendo visto abalados os meus pés, falaram
contra mim com soberba.
18 Porque eu estou preparado para sofrer os castigos; e a minha dor está sempre diante dos meus olhos.
19 Porque eu declararei a minha malícia, e farei oração, tendo no pensamento o meu pecado.
20 Entretanto os meus inimigos vivem, e se tornaram cada vez mais fortes contra mim; e muitos são os que injustamente me tem ódio.
21 Os que me retribuem o mal pelo bem, detratam-me, porque eu segui a bondade.
22 Não me deixes, Senhor! Não te afastes de mim, meu Deus!
23 Apressa-te a me socorrer, Senhor Deus da minha salvação.

SALMO 50

1 Para o fim, Salmo de Davi.
2 Quando o Profeta Natan veio ter com ele, por causa dele ter pecado com Betsabé.
3 Tem compaixão de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia. E segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga a minha iniquidade.
4 Lava-me cada vez mais da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
5 Porque eu conheço a minha iniquidade, e o meu pecado está sempre contra mim.
6 Somente contra vós pequei, e fiz o mal diante de vós. Assim justificada é tua sentença e justo o teu julgamento.
7 Pois eis que em iniqüidades fui concebido, e em pecados minha mãe me concebeu.
8 Porque tu amaste a verdade, tu me revelaste os segredos, e os mistérios da tua sabedoria.
9 Asperge-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
10 Tu me farás ouvir uma palavra de consolação, e de alegria; e exultarão os meus ossos humilhados.
11 Desvia a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
12 Cria em mim, ó Deus, um coração puro; e renova em meu íntimo um espírito reto.
13 Não me lances fora da tua face, e não retires de mim o teu Santo Espírito.
14 Restituí-me a alegria da tua salvação, e fortifica-me com teu Espírito.
15 Eu ensinarei aos iníquos os teus caminhos, e os ímpios se converterão a ti.
16 Deus, ó Deus da minha salvação, livra-me do sangue derramado, e a minha língua exultará na tua justiça.
17 Senhor, abri os meus lábios, e a minha boca anunciará os teus louvores.
18 Porque se tu quisesses um sacrifício, eu te ofereceria, mas tu não terás por agradáveis os holocaustos.
19 O sacrifício digno de oferecer a Deus é meu espírito transpassado de dor; um coração contrito e humilhado, ó Deus, que vós não haveis de desprezar.
20 Senhor, trata benignamente a Sião, e faze-a sentir os efeitos da tua bondade, para que se edifiquem o muros de Jerusalém.
21 Então é que aceitareis com agrado os sacrifícios rituais, as oblações, e os holocaustos; então é que se te oferecerão os novilhos sobre o teu altar.

SALMO 101

1 Oração do pobre, quando estiver aflito e fizer a sua súplica ao Senhor.

2 Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor.

3 Não apartes de cima de mim a tua face; em qualquer dia, que eu me ache aflito, inclina para mim o teu ouvido. Em qualquer dia, que eu te invoque ouve-me depressa.

4 Porque os meus dias se desvaneceram como o fumo; e os meus ossos se fizeram secos, como um galho de acender o fogo.

5 Eu fui cortado como a erva, e o meu coração se secou, porque eu me esqueci de comer o meu pão.

6 A força do muito que gemi, não tenho senão a pele grudada aos ossos.

7 Tornei-me semelhante ao pelicano, que vive na solidão; fiz-me como a coruja, que se retira às casas.

8 Vigiei, e fui como o pardal, que foge solitário para cima de um telhado.

9 Os meus inimigos todo o dia estavam me fazendo opróbrios; e os que dantes me louvavam, se conjuravam contra mim.

10 Porque eu comi cinzas como o pão, e misturei o meu cálice com as minhas lágrimas,

11 por causa da tua ira, e da tua indignação, que te compeliram a me quebrares, depois de me

teres exaltado.

12 Os meus dias se desvaneceram como a sombra, e eu sequei como a erva.

13 Mas tu, Senhor, subsistes eternamente; e a memória do teu nome passará de geração em geração.

14 Tu te levantarás e terás piedade de Sião; porque é chegado o tempo, é chegado o tempo de teres piedade dela.

15 Porque as suas ruínas agradarão aos teus servos, e eles terão compaixão da sua terra.

16 Então temerão as nações o teu nome, Senhor; e todos os Reis da terra respeitarão a tua glória.

17 Porque o Senhor edificou a Sião; e ele será visto na sua glória.

18 O Senhor olhou para a oração dos que viviam humilhados; e não desprezou a sua súplica.

19 Escrevam-se estas coisas, para delas serem instruídas as outras gerações, a fim de que o povo, que virá depois, louve ao Senhor.

20 Porque ele olhou do alto do seu santo lugar; o Senhor olhou do Céu para a terra,

21 para ouvir os gemidos dos que estavam em grilhões; para livrar os filhos dos que tinham sido mortos;

22 a fim de que eles anunciem em Sião o nome do Senhor, e em Jerusalém os seus louvores;

23 quando se ajuntarem os povos, e os Reis, para servirem juntos ao Senhor.

24 Ele disse a Deus no seu maior vigor: Dá-me a conhecer a brevidade de meus dias.

25 Não me chames, quando eu ainda não estou, senão na metade dos meus dias; Vós, cujos anos se estendem pelo decurso de todas as gerações.

26 Tu, Senhor, no princípio fundaste a Terra; e os Céus são obra das tuas mãos.

27 Eles perecerão, mas tu permanecerás, e todos eles envelhecerão como um vestido, e como um manto os mudarás e eles serão mudados.

28 Mas tu és sempre o mesmo, e os teus anos não hão de passar.

29 Os filhos dos teus servos terão uma morada permanente; e a sua posteridade será eternamente estável.

SALMO 129

1 Eu do profundo abismo, em que me achava, clamei a ti, Senhor:
2 Ouve, Senhor, a minha voz. As tuas orelhas se ponham atentas à voz da minha súplica.
3 Se tu observares, Senhor, as nossas iniquidades, quem poderá subsistir, Senhor?
4 Mas tu és cheio de misericórdia; e eu esperei em ti, Senhor, por causa da tua Lei. Ó Senhor, minha alma tem permanecido em sua palavra.
5 A minha alma esperou na palavra do Senhor; a minha alma esperou no Senhor.
6 Israel espere no Senhor desde a vigília da manhã até à noite.
7 Porque o Senhor é cheio de misericórdia, e nele se acha uma copiosa redenção.
8 E ele mesmo resgatará a Israel de todas as suas iniquidades.

SALMO142

Salmo de Davi. Quando seu filho Absalão o perseguia.

1 Senhor, ouve a minha oração; põe atentos os teus ouvidos à minha súplica, segundo a tua verdade; ouve-me, segundo a tua justiça.
2 E não entres em juízo com o teu servo; porque nenhum homem vivente se achará justo diante de ti.
3 O meu inimigo perseguiu a minha alma; ele abateu e deprimiu a minha vida até o chão; ele me reduziu a estar na escuridade, como os que são mortos de muitos séculos.
4 A minha alma toda se angustiou, por causa do estado, em que eu me achava; o meu coração todo se turbou dentro de mim.
5 Eu me lembrei dos dias antigos; meditei em todas as tuas obras; eu me apliquei a considerar as obras das tuas mãos.
6 Eu estendi as minhas mãos a ti; a minha alma na tua presença é como uma terra sem água.
7 Senhor, ouve-me depressa: a minha alma desfaleceu. Não retires de mim a tua face, para não suceder que eu me torne semelhante aos que descem ao fosso.
8 Faze-me sentir pela manhã a tua misericórdia, porque eu esperei em ti. Faze-me conhecer o caminho por onde devo andar; porque eu levantei a minha alma a ti.
9 Livra-me, Senhor, dos meus inimigos: em ti é que eu me refugio.
10 Ensina-me a fazer a tua vontade, porque tu és o meu Deus. O teu bom Espírito me conduzirá a uma terra certa;
11 Tu me farás viver, Senhor, na tua justiça, para glória do teu nome. Tu tirarás a minha alma da aflição;
12 e tu na tua misericórdia destruirás os meus inimigos. E tu perderás a todos os que atribulam a minha alma, porque eu sou teu servo.


Você encontra os 150 Salmos da Bíblia do século 18 na Loja Sagrada Face: https://www.lojasagradaface.com.br/biblia-do-seculo-xviii/