Santo Antônio Maria de Claret descreve o fogo do Inferno
Há duas razões pelas quais o fogo do inferno é muito mais terrível e incomparável do que o fogo desta vida.
A primeira razão é a justiça de Deus, da qual o fogo do inferno é um instrumento destinado a punir o mal infinito feito contra sua majestade suprema, que foi desprezada por uma criatura. Portanto, a justiça fornece a este elemento um poder tão ardente que quase chega ao infinito.
A segunda razão é a malícia do pecado. Como Deus sabe que o fogo deste mundo não é suficiente para punir o pecado como ele merece, Ele deu ao fogo do inferno um poder tão grande que nunca poderá ser compreendido pela inteligência humana.
Agora, com que intensidade esse fogo queima? O fogo arde tão poderosamente, ó minha alma, que, segundo os grandes mestres do ascetismo, se uma simples faísca caísse sobre uma pedra de moinho, ela a reduziria num momento a pó.
Se caísse sobre uma bola de bronze, derreteria instantaneamente como cera. Se caísse em um lago congelado, ferveria instantaneamente.
Façamos uma breve pausa, minha alma, para que
você possa responder algumas perguntas que lhe farei. Primeiramente, eu
lhe pergunto: se uma fornalha especial fosse acesa, como geralmente se
faz para atormentar os mártires, e então alguns homens colocassem diante
de você todo tipo de bem que o coração humano poderia desejar, e
acrescentassem a oferta de um reino próspero se tudo isso foi prometido a
você em troca de apenas meia hora entrando no forno ardente, o que você
escolheria fazer? Nem por cem reinos!
“Ah!” Você diria: “Se você
me oferecesse cem reinos, eu nunca seria tolo o suficiente para aceitar
termos tão brutais, não importa quantas grandes coisas me fossem
oferecidas, mesmo se eu tivesse certeza de que Deus preservaria minha
vida durante aqueles momentos de sofrimento”. ."
Em segundo lugar, eu te pergunto: se você já possuísse um grande reino e estivesse nadando em um mar de riquezas, de modo que nada lhe faltasse, e você fosse atacado por um inimigo, feito prisioneiro e acorrentado, se você foi forçado a escolher entre perder seu reino ou passar meia hora dentro de um forno aceso, o que você escolheria?
"Ah!", você diria: "Prefiro passar minha vida inteira em extrema pobreza e submeter-me a todos os outros ferimentos e infortúnios do que sofrer um tormento tão grande!"
Uma prisão de fogo eterno
Agora,
direcione seus pensamentos do temporal para o eterno.
Para evitar o tormento de uma fornalha acesa, que duraria apenas meia hora, você sacrificaria qualquer propriedade, mesmo as que mais lhe satisfazem, e estaria disposto a sofrer qualquer outra perda temporária, por mais pesada que fosse.
Então por que você não pensa da mesma forma ao lidar com os tormentos eternos? Deus não te ameaça com meia hora de tortura dentro de uma fornalha ardente, mas com uma prisão de fogo eterno. Para fugir disso, você não deveria renunciar a tudo o que Ele proíbe, por mais agradável que seja, e abraçar com alegria tudo o que Ele ordena, mesmo que seja extremamente desagradável?
A coisa mais assustadora sobre o inferno é a sua duração. O condenado perde Deus e O perde por toda a eternidade.
Agora, o que é a eternidade? Ó minha alma, até agora nenhum anjo foi capaz de compreender o que é a eternidade! Como então você pode entender isso? Ainda assim, para termos uma ideia disso, consideremos as seguintes verdades: A eternidade nunca acaba. Esta é a verdade que fez tremer até os maiores santos.
O julgamento final virá, o mundo será destruído, a terra engolirá todos os condenados e eles serão lançados no inferno. Então, com a sua Mão Todo-Poderosa, Deus os trancará para sempre numa prisão tão miserável. A partir de então, passarão tantos anos quantos forem as folhas das árvores e plantas de toda a terra, tantos milhares de anos quantos forem as gotas de água em todos os mares e rios da terra, tantos anos quantos houver átomos no ar, pois há grãos de areia em todas as costas de todos os mares.
Então, depois de passarem todos esses incontáveis anos, o que será a eternidade? Ainda não será nem um centésimo, nem um milésimo – nada.
Então começará de novo e durará tanto quanto antes, novamente, mesmo depois de ter sido repetido milhares de vezes, e bilhões de vezes, novamente. E então, depois de um período tão longo de tempo, nem metade disso terá passado, nem mesmo um centésimo ou um milésimo, nem mesmo uma parte da eternidade.
Durante todo esse tempo não haverá interrupção na queima dos condenados, recomeçando tudo. Oh, que mistério profundo! Um terror acima de todos os terrores!
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo